Megabarre
 

 

 
 

VENCEDORES - 11ª EDIÇÃO

 
 
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E GESTÃO DE ENERGIA
CASE OURO
Cogeração - Eficiência Energética
A GTEL, a SENER e a SIEMENS, empresas com experiências e conhecimentos técnicos complementares entre si, uniram suas equipes para desenvolver uma solução integrada de cogeração de energia para a indústria. Esta solução considera a adequada gestão energética do sistema, com elevado grau de eficiência energética, estando presentes a melhor seleção de equipamentos associada às melhores práticas de engenheira, construção e montagem.
CASE PRATA
Sistema Fotovoltaico na Geração de Energia
Energia solar fotovoltaica instalada na área externa de um grande Broadcast Center. Consiste na conversão direta da luz em eletricidade, além de representar uma alternativa de alto potencial para o Brasil considerando os índices de irradiação ao longo do vasto território brasileiro.
CASE BRONZE
Eficiência Energética Painéis Elétricos Templo de Salomão
A TRANSFER em parceria com a CIMAX - com mais de 55 anos de mercado, apresentam o case no qual foi possível aplicar o Gerenciador de Demanda para Eficiência Energética, atendendo todas as especificações técnicas exigidas pelo Cliente, obtendo como resultado final: confiabilidade, qualidade, segurança e efetiva redução dos custos de operação e manutenção.
PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL E DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
CASE OURO
Redução de Desperdício de Água em Ramais de Abastecimento com a Utilização da Conexão Tupyfix
O SAAE Jacareí, em parceria com a Tupy Conexões, fez um estudo e implantou uma solução de ligação de água na tomada de ramais em PEAD a partir do início de 2015. Este projeto, que demandou cerca de 1 ano de estudo, teve o intuito de padronizar, aumentar confiabilidade e longevidade nas ligações de água da companhia, através da utilização de novas alternativas de materiais e conexões.
CASE PRATA
Instalações Elétricas Prediais Fotovoltaicas como Instrumento de Promoção da Sustentabilidade
A Energia Fotovoltaica é dividida em dois segmentos distintos: sistemas isolados e sistemas conectados, sendo este último subdividido em geração distribuída e geração centralizada (usinas). Nos sistemas isolados o Brasil possui uma vasta experiência adquirida nos últimos 20 anos em programas como Prodeem, criado em 1994, e mais recentemente o Luz para Todos, com diversos projetos de mini redes instaladas em várias localidades remotas.
CASE BRONZE
Cordeiro: energia para mudar o mundo
Atualmente, por meio do Projeto S.E.R. Saberes Educativos em Rede (iniciado em 2014), esses talentos já nos permitem desenvolver e empoderar 70 crianças que estavam em situação de vulnerabilidade. Agora, cada uma delas já está cada vez mais segura e capaz de trilhar seu futuro de uma forma mais digna e justa.
TREINAMENTO, QUALIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE MÃO DE OBRA NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES
CASE OURO
Capacitação de Mecânicos e Técnicos nas Boas Práticas de Refrigeração Comercial em Supermercados
Curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional de Boas Práticas de Refrigeração em Supermercados com 24 horas de duração para profissionais ligados à área de refrigeração. A estratégia do programa contempla capacitar, em âmbito nacional, 4.800 técnicos e Mecânicos do setor de refrigeração até o final deste ano de 2016. Somente o Estado de São Paulo por intermédio desta Escola SENAI, cumpriu a meta estabelecida para o Estado, desenvolvendo 18,9% desse volume que corresponde a 903 certificações.
CASE PRATA
O pensamento ambiental no ensino técnico de instalações prediais com foco no uso eficiente de recursos hídricos e energéticos
Trabalho realizado junto aos estudantes do Curso Técnico em Edificações da Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo” no sentido de despertar-lhes a consciência da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente na construção civil. A partir do entendimento que as atividades humanas, cotidianas e residenciais, consomem muitos recursos hídricos e energéticos, é uma necessidade urgente que as edificações, novas ou reformadas, considerem o uso eficiente de recursos energéticos e naturais locais disponíveis a partir do uso consequente e engenhoso das instalações prediais, lançando mão tanto de tecnologias novas como de tecnologias consolidadas.
CASE BRONZE
Sistema de climatização para balanceamento de vazão de ar
O objetivo do trabalho é projetar um sistema de climatização para conforto e também de uso didático, visando a aplicação em atividades práticas de estudo de vazão, balanceamento e distribuição de ar e visualização do efeito “Coanda”. As condições para elaboração do projeto de Climatização surgiram da necessidade de proporcionar conforto e aprendizado aos seus alunos, bem como elaborar um sistema de climatização com rede de dutos para estudo de vazão, balanceamento e distribuição de ar no Laboratório Danfoss e sala de aula anexa.
NOVAS TECNOLOGIAS EM MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS PARA INSTALAÇÕES
CASE OURO
HILTI BX3 – inovação global que elimina a pólvora da sua obra
A HILTI concebeu, desenhou e fabricou a BX3 que é a primeira ferramenta mundial de Fixação Direta pela Construção Civil acionada somente com a energia de sua bateria recarregável. A ferramenta é o resultado da demanda gerada pelos usuários de Fixação Direta por meio de um processo de co-criação, atendendo principalmente as necessidades de ergonomia e restrições de acesso levantadas pelos mesmos. A BX3 vem com várias soluções técnicas para resolver os principais problemas dos usuários dos métodos tradicionais, pois ela aumenta a segurança para o usuário, reduz o impacto ao meio ambiente e aumenta a produtividade e economia.
CASE PRATA
Sistema de Recalque TIGRE em CPVC PN-12: O jeito mais Fácil, Seguro e Econômico de instalar prumadas de água fria!!!
Este estudo aborda a substituição dos sistemas de recalque de água fria em PPR PN12 TERMOFUSÃO por CPVC PN12, suas características, seus benefícios e as diferenças técnicas e financeiras entre as opções de mercado em obra predial residencial. O escopo é composto por um condomínio residencial de médio padrão com 3 edifícios residenciais de 17 andares cada, com tipologia de 4 a 8 apartamentos por andar. Trata-se da obra CYRELA MÏSTÏ, no bairro do Morumbi, em São Paulo.
CASE PRATA
Centro de Serviços Alvenius: O "Lego" das tubulações para combate a incêndio
Visando aprimorar as atividades nos canteiros de obras, otimizar espaços nos pipeshops, minimizar índices de acidentes/ajustes, preservar o solo e agilizar a montagem das tubulações, apresentou-se no Brasil o conceito de “fabrication” aos instaladores, algo difundido massivamente na América do Norte, Europa e Ásia. Tal solução, denominada Centro de Serviços, provou que gera expressivos resultados também nos empreendimentos nacionais, sendo, inclusive, adotada como novo padrão de operação para relevantes instaladoras brasileiras.
CASE BRONZE
Integridade das Instalações a partir de Novas Tecnologias
O projeto INTEGRITATE RIACHUELO por si só oferecia um grande desafio. A construção de um novo Edifício com 2 Subsolos + Térreo e 11 Andares Tipo, conjugado a uma Área Frontal toda reformada, composta por 4 Pavimentos Tipo. Por ser um patrimônio tombado pelo poder público, o empreendimento teve que atender as exigentes e restritas regras do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do CONDEPHATT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico). Além do problema inicial de realizar uma reforma em uma edificação tombada, o próximo desafio foi o prazo para realização da instalação elétrica de todo o conjunto de edificações: apenas 30 dias!
CASE BRONZE
Aplicação de sistema Amanco Fire Blazemaster em instalação de Sprinkler com certificação UL e FM.
Objetivo de oferecer ao empreendimento uma solução simples e de alta qualidade para a instalação do sistema de combate a incêndio por chuveiros automáticos. A solução apresentada foi o Amanco Fire Blazemaster produzido em CPVC de alta tecnologia desenvolvido exclusivamente para este tipo de aplicação. Seu composto exclusivo no Brasil possui alta tecnologia envolvida e atende os principais requisitos mundiais para aplicação de redes de combate ao fogo.
INOVAÇÃO EM PROJETOS E MÉTODOS DE EXECUÇÃO DAS INSTALAÇÕES
CASE OURO
Utilização da Metodologia BIM para ganhos de Produtividade e Qualidade
Com os objetivos e metas estabelecidos, foi definido como plano de ação a utilização de nosso Centro de Inovação em Soluções de Engenharia na área de Montagens e Instalações Industriais (CISEMI) para modelagem BIM 3D de todo o empreendimento. A estratégia adotada assegurou o aumento da produtividade, e qualidade, esperada na execução da obra.
CASE PRATA
Aplicação de sistema sifônico em PVC para captação de água de chuva
Este trabalho teve por objetivo demonstrar uma solução inovadora para projetos e modo construtivo para instalação de sistema de captação de água de chuvas. O sistema quando comparado com outras tecnologias apresenta visível vantagem em peso, processo de instalação, eliminação das interferências, maior liberdade arquitetônica e eliminação de etapas com redução do tempo geral. É possível ainda, observar vantagens no pós obra, com redução da manutenção do sistema, e redução dos riscos de problemas por falta de manutenção do sistema.
CASE PRATA
Estratégia de ganho de produtividade e qualidade em instalações elétricas prediais com o uso de TECNOLOGIA INOVADORA
As expectativas foram superadas após a análise financeira do uso dos conectores mediante aos ganhos de produtividade. Após as medições feitas no consumo de fios por unidade, foi constatada uma diminuição de quase 100 metros por unidade. Conclui-se que os conectores WAGO proporcionam ganhos técnicos, além de maximizar a produtividade sem perder a qualidade das instalações.
CASE BRONZE
Retrofit de PPR como Solução para Viabilizar e Modernizar Obras de Grande Porte
Com 27 mil metros quadrados de área construída no meio de um bosque, o empreendimento de grande porte é uma construção que tem oito pavimentos, incluindo dois subsolos e a cobertura. A parceria entre a SANHIDREL CIMAX e a HYDRO Z UNIKAP foi fundamental, gerando soluções criativas que contribuíram para a velocidade de execução, manuseio e transporte de tubos, além de solucionar problemas na utilização das tubulações de PP-R diante das limitações operacionais quanto à operacionalização dos serviços, impostas pelas próprias características do empreendimento.
CASE BRONZE
Laboratório Móvel: inovação para garantir a segurança das instalações ao cliente da Gas Natural Fenosa Brasil
A equipe da Gas Natural Fenosa Brasil criou um modelo de laboratório móvel, a partir de um veículo utilitário totalmente customizado para viabilizar o serviço de calibração dos equipamentos de temperatura e pressão em locais onde é difícil e, por vezes impossível, a retirada dos equipamentos de instrumentação. O Laboratório Móvel, além de reduzir o custo do serviço de calibração e evitar a possibilidade de perdas, que podem ocorrer durante o transporte dos equipamentos serve principalmente para garantir a segurança do cliente no uso do equipamento, devido à manutenção periódica das instalações.
 
 

 

FOTOS

 

VENCEDORES

 

VÍDEOS

 
  Vencedores do 11º Prêmio Vídeos do 11º Prêmio  
Fotos do 10º Prêmio Vencedores do 10º Prêmio Vídeos do 10º Prêmio
Fotos do 9º Prêmio Vencedores do 9º Prêmio Vídeos do 9º Prêmio
Fotos do 8º Prêmio Vencedores do 8º Prêmio Vídeos do 8º Prêmio
Fotos do 7º Prêmio Vencedores do 7º Prêmio Vídeos do 7º Prêmio
Fotos do 6º Prêmio Vencedores do 6º Prêmio Vídeos do 6º Prêmio
Fotos do 5º Prêmio Vencedores do 5º Prêmio  
Fotos do 4º Prêmio Vencedores do 4º Prêmio  
Fotos do 3º Prêmio Vencedores do 3º Prêmio  
Fotos do 2º Prêmio Vencedores do 2º Prêmio  
Fotos do 1º Prêmio Vencedores do 1º Prêmio