Megabarre
 

 

 
 

VENCEDORES - 6ª EDIÇÃO

 
 
Projetos para a execução de Instalações

Ouro

              
Aproveitamento de Água de Condensação dos Sistemas de Climatização
O estudo consiste em determinar a quantidade de água de condensação, gerada na troca de calor nos sistemas de climatização, que poderá ser reaproveitada de acordo com a capacidade térmica e tempo de funcionamento do sistema. Pretende-se, também, desenvolver nas empresas um estudo de caso para o novo conceito de aproveitamento da água e, conseqüentemente, diminuir os gastos com o consumo.
Prata
  
Estabilizador de Pressão – Recuperação de Tubulações existentes sub dimensionada
Este Case apresenta uma solução para recuperação de tubulações sub-dimensionadas a partir da utilização de estabilizadores de pressão nas redes de distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais. A utilização dos estabilizadores gera uma economia média de 75% no custo de uma eventual substituição do trecho da rede de distribuição interna à unidade habitacional.

Bronze

  

Eficiência Energética de Edificações: Contribuição dos Sistemas de Aquecimento de Água
Preocupada com a eficiência energética das edificações residenciais, a Tecnisa é responsável pelo primeiro prédio etiquetado pelo Programa Procel Edifica no Estado de São Paulo. Neste case, em conjunto com Chaguri Consultoria, apresenta-se o papel das instalações do sistema de aquecimento de água para a eficiência total do edifício, bem como os ganhos para os consumidores que as melhorias representam.
Treinamento, Qualificação e Segurança de mão de obra na Execução de Instalações

Ouro

             

 

Laboratório de Instalações Prediais - Departamento de Hidráulica e Saneamento - FATEC/SP
A Sanhidrel-Engekit apresenta o “Laboratório de Instalações Prediais do Departamento de Hidráulica e Saneamento da FATEC/SP”. Idealizado com o objetivo de diminuir a distância entre a realidade das instalações prediais existente nas obras e a realidade do meio acadêmico, promovendo a interação entre as empresas e empresários do setor junto à instituição de ensino, que alimentam o mercado com novos profissionais todos os anos.
Prata
 

Suzy Fleury / Paulo Pinho

Inclusão de Mulheres no Ramo de Instalações e Capacitação para Futuros Profissionais
O crescimento vigoroso do setor de construções resultou em grande dificuldade na obtenção de mão de obra especializada. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores, incluindo as mulheres, são recusados por preconceito ou falta de especialização. A Engemav desenvolveu um programa de inclusão de mão de obra feminina e de profissionais sem experiência em suas equipes, obtendo excelentes resultados ao atender a demanda e aumentar a satisfação de seus clientes.
Bronze
       
Capacitação e Emprego para Jovens da Fundação Casa em Instalações Elétricas e Hidráulicas
O principal objetivo do projeto Instalando Futuro é o reintegrar à sociedade, jovens que cumpram sua medida sócio-educativa em unidades da Fundação Casa e jovens em situação de risco de comunidades carentes de São Paulo, por meio de uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho e para uma vida de equilíbrio e constante desenvolvimento humano.

Bronze

Vírus Corporativos Teckma

Devido à escassez de mão de obra qualificada pela qual passa o mercado de trabalho da engenharia brasileira, se percebeu a necessidade de uma ação forte para enfrentar esta nova realidade. Houve a decisão de motivar, treinar e qualificar os colaboradores, objetivando o aumento de produtividade e de qualidade. Diante deste desafio, houve um planejamento e implementação uma campanha interna, chamada Vírus Corporativos Teckma, que atingiu os mais de 2.000 colaboradores da empresa.
Tecnologia Aplicada na Execução de Instalações

Ouro

 

   

Kit para Chuveiros com Registros Deca Base Fácil CPVC
A utilização dos registros de pressão e gaveta Base Fácil CPVC em kits para chuveiros permite o alinhamento dos registros após a montagem do kit e elimina a necessidade de utilizar conexões rosqueáveis e veda roscas, reduzindo os pontos de estanqueidade, a possibilidade de patologias e vazamentos, além de gerar um aumento da produtividade, qualidade e conformidade dos sistemas hidrossanitários.

Prata

 

Quadro de Regulagem de Pressão de Primeiro Estágio para Instalações de Gás LP
COMAP do Brasil em parceria com a SHV Gás Brasil apresenta uma solução para resolver o problema de padronização, que é recorrente em instalações de Gás LP. Com a proposta de fornecimento de quadros de regulagem de pressão específicos para cada tipo de aplicação, obtêm-se excelentes avanços em qualidade e eficiência de instalações, dentro de requisitos técnicos estabelecidos por normas nacionais.
Prata

Utilização de Sistema de Acoplamento e Tubulações com Ranhuras em Construção Vertical
Em parceria com a construtora Hochtief e a empresa JHSF, a Engemav desenvolveu um trabalho de reengenharia alterando o tipo de conexões convencionais para acopláveis. O comprometimento com o projeto e com o cliente fez a empresa, mais uma vez, pensar diferente e realizar um trabalho notável.
Prata

Processo de execução de prumadas com tubos de cobre flexíveis com auxílio da endireitadeira
Processo inovador de execução de prumadas com auxílio de uma endireitadeira que endireita rolos de tubos de cobre flexíveis, aplicando a prumada direto no local de uso, possibilitando longos trechos de tubos sem emendas, sem soldas e sem conexões.
Prata

Incremento da produtividade na execução dos serviços com redução de danos à saúde do operador
A Terni e a Hilti do Brasil desenvolveram um case com um sistema de corte duplo em parede com aspiração que permite otimizar o processo e eliminar a dispersão de partículas no ar provenientes do corte, seguindo as normas mundiais, incrementando a produtividade e diminuindo a demanda de funcionários.
Prata

Utilização de conexões mecânicas por compressão, denominadas Tupypres, em redes de prevenção e combate a incêndios por chuveiros automáticos
A Tupy e Hidrelplan Engenharia, verificando a necessidade de soluções eficazes e de qualidade para o mercado de combate a incêndio por chuveiros automáticos, apresentam o sistema Tupypres (Conexões mecânicas por compressão), a solução para redução do prazo de instalação na obra.
Bronze

Amanco Silentium - Nova Tecnologia em Sistemas de Redução de Ruído nas Instalações Hidráulicas
O Sistema Amanco Silentium é a solução pioneira para reduzir o problema de ruídos nas instalações hidrossanitárias, com sistema de qualidade e performance comprovadas que permite aos profissionais, instaladores e construtores, cumprir os requisitos desejáveis quanto aos ruídos agregando um valor indispensável: o conforto acústico.
Bronze

Viabilidade do Sistema PEX Barbi em obras do Programa Minha Casa Minha Vida
A Barbi do Brasil, juntamente com a Trisul e Ezcon, demonstram a viabilidade do sistema flexível PEX em empreendimentos atendidos pelo programa do Governo Minha Casa, Minha Vida. Para esta aplicação, foram incorporados os conceitos de traçados PEX que apresentou vantagens importantes para manter viável o empreendimento, agregando valor e principalmente não gerando despesas com manutenções após entrega do empreendimento.
Bronze

 

Industrialização das Instalações
Este projeto teve como objetivo a industrialização dos processos em obras prediais e visa reduzir a jornada de trabalho e desperdício de materiais, e aumentar a produtividade das equipes. Devido ao possível "Apagão na mão-de-obra" na construção civil, com o crescimento do Brasil nos últimos anos, a Teckma notou a falta de uma mão-de-obra especializada principalmente na Construção civil.

Bronze

Termofusão - Tubos e Conexões de Polietileno com reforço em aço unidos através de Termofusão
O Grupo Dema, com grande experiência no segmento tecnológico em condução de gás, desenvolveu Sigas Termofusão, o primeiro sistema para distribuição interna de gás produzido em polietileno com reforço em aço unidos através de termofusão. Uma evolução tecnológica transcendente, para alcançar um novo horizonte de segurança na condução de gás.
Métodos e Processos na Execução de Instalações

Ouro

  

Uso da Espuma de Polietileno (EPBD) na execução de passantes de laje
A Terni Engenharia firmou parceria com a Shaft, que produz gabaritos para passantes de laje feitos de espuma de polietileno. Como resultado dessa inovação, a Terni Engenharia conseguiu aperfeiçoar a mão-de-obra gasta na execução dos passantes de laje, economizar materiais empregados para essa finalidade, aumentar a produtividade e a qualidade nos serviços prestados sem gerar resíduo ou sucata na obra.

Prata

 

Gestão dos serviços de remanejamento de cargas envolvendo instalações de alta criticidade
O case relata ações coordenadas que possibilitaram a implantação do sistema elétrico do Novo Complexo Hospitalar e a interligação da eletricidade no Hospital Samaritano sem que o fornecimento de energia fosse interrompido.

Bronze

Passantes Hidráulicos em Laje
A ENGEMAV em parceria com a MAXHAUS e a SOLIDI, em um dos empreendimentos desenvolveu um novo método de instalação de passantes hidráulicos em laje. Com isso, houve a redução do custo de mão-de-obra de ambas as empresas dando mais qualidade e agilidade aos trabalhos, e reduzindo a zero os retrabalhos.

Bronze

SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente da FR Instalações
Como conseqüência da crescente demanda do mercado de Construção Civil, a FR Instalações verificou nos últimos anos, um aumento significativo no número de contratos firmados junto aos seus antigos e novos clientes.
Sendo assim, a FR Instalações se preocupou com a tendência de um aumento proporcional ao número de unidades entregues, relativo às obras recentemente fechadas, transformando-se num projeto a instrução Técnica do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
Qualidade e Conformidade de Instalações

Ouro

Novas Tecnologias de Iluminação
A necessidade constante e cada vez mais imprescindível de evolução tecnológica, sempre foi uma preocupação da Temon. A partir desse conceito, a Temon procurou a adesão de novas tecnologias, como a utilização de Luminárias de alta performance, como por exemplo: luminárias de LED, que apresentam um IRC maior que 70, por comparação a lâmpada vapor de sódio teria um IRC próximo de 20 (quanto maior o IRC, melhor) e as descargas com controle do fluxo luminoso. Além de explorar processos visando à obtenção do certificado Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) e também as luminárias Fluorescentes com Reatores Eletroeletrônicos, pois controlam o fluxo luminoso em função do uso e da contribuição da iluminação do ambiente externo (economizam o consumo de energia).

Prata

União de Tubulação através de acoplamentos ranhurados sem solda
A engenharia brasileira está vivendo um momento delicado. De um lado há uma grande demanda, com obras para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, pré-sal e o boom imobiliário, do outro, há escassez de mão-de-obra qualificada, com a falta engenheiros causada por um hiato entre os recém-formados e os muito experientes. Um caminho encontrado pela Teckma Engenharia para reverter esta situação foi aplicar, nas obras de instalação uma solução mais presente em obras de montagem, um novo método de união de tubos de aço carbono, através do sistema ranhurado.

HOMENAGEADOS

Personalidade do Ano eleita 
Eng. Antonio Carlos Salgueiro de Araujo, Presidente do SECONCI-SP

HOMENAGEM ESPECIAL

Prof. Dr. Roberto Lamberts

PROJETISTA DO ANO

In Memorian Engº José Carlos Passerini

EMPRESAS DESTAQUE

Empresa destaque no Setor de Instalações Elétricas

Sobre a empresa: A ARPAM é uma empresa que atua no mercado há mais de 10 anos como montadora de quadros e painéis elétricos, atendendo obras residenciais, comerciais, industriais e hospitalares; fornecendo as principais instaladoras e construtoras do país; sempre tendo como principal escopo o comprometimento com os clientes, exercendo um trabalho baseado em ética, pontualidade, profissionalismo e qualidade.

Empresa destaque do Setor de Instalações Hidráulicas

 
Sobre a empresa: A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, grupo mexicano de empresas químicas e petroquímicas líder na América Latina nas cadeias produtivas do flúor e do cloro-vinil, e resultado da incorporação das empresas Amanco, Plastubos, Bidim e Doutores da Construção que fazem parte do segmento de soluções integradas resultando na verticalização de toda cadeia produtiva do PVC.
A marca comercial Amanco é reconhecida como uma das líderes mundiais e líder absoluta na América Latina em tubos e conexões, oferecendo produtos e soluções inovadoras para os mercados predial, de infraestrutura e irrigação.

 
 

 

FOTOS

 

VENCEDORES

 

VÍDEOS

 
  Vencedores do 11º Prêmio Vídeos do 11º Prêmio  
Fotos do 10º Prêmio Vencedores do 10º Prêmio Vídeos do 10º Prêmio
Fotos do 9º Prêmio Vencedores do 9º Prêmio Vídeos do 9º Prêmio
Fotos do 8º Prêmio Vencedores do 8º Prêmio Vídeos do 8º Prêmio
Fotos do 7º Prêmio Vencedores do 7º Prêmio Vídeos do 7º Prêmio
Fotos do 6º Prêmio Vencedores do 6º Prêmio Vídeos do 6º Prêmio
Fotos do 5º Prêmio Vencedores do 5º Prêmio  
Fotos do 4º Prêmio Vencedores do 4º Prêmio  
Fotos do 3º Prêmio Vencedores do 3º Prêmio  
Fotos do 2º Prêmio Vencedores do 2º Prêmio  
Fotos do 1º Prêmio Vencedores do 1º Prêmio