Cobrecom
 

 

 
 

VENCEDORES - 1ª EDIÇÃO

 
 

CATEGORIAS:

CATEGORIA: MÉTODOS E PROCESSOS NA EXECUçãO DE INSTALAÇÕES

Prêmio Ouro: Caltherm
Título: Implementação de eficiência energética em centrais de aquecimento

Sinopse:

Empreendimento: Condomínio Edifício Antonio Augusto Correia Galvão Endereço: Alameda Ministro Rocha de Azevedo, 45. Cidade: São Paulo - Capital Conclusão:

  • Economia mensal de 50,73% no consumo de Gás Natural = R$ 2.902,00/mês, o que representa um decréscimo de R$ 241,83 por condômino;
  • Investimento pago com a economia em aproximadamente 7 meses;
  • Aumento do conforto dos usuário.
Prêmio Prata: Senai
Título: Consultoria em pequena empresa do setor de instalações: viabilidade do uso do método da pesquisa-ação

Sinopse:

O problema principal deste trabalho é a verificação da possibilidade do desenvolvimento de consultorias em Pequenas Empresas considerando suas necessidades e utilizando a pesquisa-ação como ferramenta metodológica. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa-ação realizada em uma empresa de pequeno porte onde havia a necessidade da implantação de soluções adequadas em problemas específicos.

De acordo com o diagnóstico realizado, um dos problemas da empresa se relacionava com os estoques. Em reunião com a empresa, decidiu-se que o primeiro ciclo da pesquisa-ação se direcionaria para os estoques. Foi desenvolvido um sistema que foi aplicado com sucesso. O segundo ciclo direcionou-se para um método de estimativa de custos para serviços. Neste ciclo, desenvolveu-se um novo modelo de orçamento e estimativa de custos. Este novo modelo complementou o modelo anterior com uma melhor qualidade nos resultados do orçamento.

Concluiu-se que a diferença entre a consultoria tradicional e a consultoria utilizando a pesquisa-ação está no início do processo de planejamento e implantação de cada um dos tipos de consultoria. A forma tradicional é iniciada pelo questionamento de como melhorar o processo com problema e a forma com a pesquisa-ação é iniciada pelo questionamento do porquê melhorar o processo problemático.

A maior eficácia da pesquisa-ação e seu menor compromisso com prazos (ainda que eles tenham que ser cumpridos), torna-a excelente ferramenta em ações de melhoria na empresa, principalmente por permitir tanto o aprendizado conjunto do profissional e da empresa e sua aproximação mútua como por atuar com a solução de problemas mais do que com a implantação de modelos predefinidos.

Prêmio Bronze: Comgas
Título: Recuperação de instalações prediais de gás deterioradas em prédios

Sinopse:

O Case consiste na elaboração de uma sistemática para avaliação de metodologias e padronização de tecnologias para a recuperação de instalações residenciais de gás inabilitadas em função da existência de vazamentos.

A indústria do gás canalizado no Brasil foi implementada no século passado por D. Pedro II e chegou a ter um desenvolvimento razoável para os padrões da época até meados do século XX. Chegaram a existir redes de distribuição de gás manufaturado de carvão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Recife, Porto Alegre, Ouro Preto, etc. Por ocasião da segunda metade do século XX houve uma estagnação do setor, persistindo no entanto um número razoável de instalações residenciais nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje no limiar do século XXI e com a disponibilidade do gás natural, não pairam dúvidas entre os especialistas em energia, sobre a necessidade de fomentar o aumento da participação deste energético (gás canalizado utilizando o gás natural) na matriz energética brasileira e reverter a bolha elétrica, particularmente no segmento residencial onde é utilizado o chuveiro elétrico. Um dos pontos que não costumam serem lembrados é a existência de quase 1.000.000 de instalações antigas, alguma em processo de deterioração. A sua recuperação constitui-se em um desafio, haja visto as topologias construtivas brasileiras clássicas, as quais não facilitam a sua manutenção, tornado assim difícil e oneroso a sua recuperação e substituição. Este trabalho se propõe a apresentar uma alternativa para recuperação deste universo de instalações quando as mesmas estiverem condenadas devido à existência de vazamentos.

Acreditamos que esse Case represente uma possibilidade de solução para os problemas descritos acima e proporcione alternativas para expansão do gás natural no segmento residencial.


CATEGORIA: TREINAMENTO, QUALIFICAçãO E SEGURANçA DE MÃO-DE-OBRA NA EXECUçãO DE INSTALAçÕES

Prêmio Ouro: Sky
Título: Treinamento e Capacitação para Técnicos–instaladores Sky via e-learning

Sinopse:

A capacitação para técnico-instalador da SKY, via e-Learning, foi desenvolvido com base nas principais teorias de aprendizagem utilizadas para cursos aplicados à distância.

No treinamento foi adotada a metáfora do jogo de futebol, onde os personagens interagem com o treinando dando dicas, informações e desafios durante o treinamento, estimulando a participação do treinando e evitando que o mesmo desista antes do término do treinamento.

Foram adotados vários processos de implementação para divulgação, disponibilização, incentivo, tais como, realização de workshops entre analistas de treinamento e gestores das áreas clientes, entrega de brindes e certificado impresso em gráfica aos treinados que conseguiram atingir o resultado esperado no curso, divulgação e informações adicionais dos treinamentos via e-Learning através de TV Corporativa, entre outros.

Com a implantação deste tipo de treinamento foram alcançados vários resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para o técnico-instalador, entre eles

  • Reciclagem de 100% dos técnicos-instaladores SKY;
  • Treinamento de 100% de todos os novos técnicos-instaladores que iniciam seu trabalho na empresa SKY;
  • Melhora na qualidade da instalação;
  • Melhor atendimento, principalmente em relação a sua postura na casa do cliente;
  • Redução no tempo de instalação, porém com melhor qualidade.

Além desta primeira capacitação disponível via e-Learning, há outros cursos rápidos também via e-Learning, com foco técnico e voltado ao público de técnicos-instaladores, além dos treinamentos presenciais que ocorrem em várias cidades do Brasil, como complemento ou não dos treinamentos e-Learning, abrangendo as 8 regionais, as quais a SKY contempla, com um analista de treinamento dedicado a cada uma destas regiões.

Desta forma o objetivo é levar conhecimento de forma rápida ao maior público possível, padronizando as informações da empresa a todos e em qualquer local.

Prêmio Prata: Comgas
Título: Certificação de mão de obra para execução de instalações prediais e comerciais para gás natural

Sinopse:

Os planos de expansão agressivos exigiram que as contratadas tivessem que reestruturar o quadro da mão-de-obra para atender às exigências técnicas sem colocar em risco a vida de quem trabalha em nome da Comgas.

A Comgas organizou um comitê com os gestores dos departamentos de Ligações (tubulações, equipamentos e aparelhos), Assistência Técnica e Treinamento Técnico da Comgas, para descrever as atividades e estruturar as ocupações necessárias para execução de instalações prediais e comerciais.

Foi firmada uma parceria com a Escola SENAI Roberto Simonsen e estabeleceu-se um curso chamado Gasista de Ligação, que estrutura em módulos todas as atividades necessárias para execução dos serviços de instalações residenciais e comerciais. Considerando a vivência e os anos de experiência de cada candidato a Comgas propôs para a escola SENAI um programa de exame de qualificação para avaliar e diagnosticar a competência dos colaboradores das contratadas, direcionando o candidato apenas para cursar o módulo da atividade em que ele não obteve o aproveitamento satisfatório.

Prêmio Bronze: Comgas
Título: Gestão de SSM nas instaladoras no segmento do gás.

Sinopse:

O case consiste no desenvolvimento e utilização de um sistema de Gestão de SSM por parte das instaladoras de forma a padronizarmos as exigências para realização da atividade.

A solução apontada no case visa estabelecer um padrão de atendimento às exigências de SSM que viabilizem a realização da atividade de instalação de forma segura.

Possibilita ainda o acompanhamento das atividades desenvolvidas em campo dentro de um novo sistema de monitoramento que está alinhado com os elementos do sistema de gestão que estão inclusos nos novos contratos para prestação de serviço.

A aplicação deste case pela Comgás está ligada ao segmento de gás natural, porém o case é perfeitamente adequado a outros segmentos.

Os ganhos são grandes, sendo alguns quantificáveis e outros não.

Este case pode orientar oriente a melhor prática para a execução de forma segura das instalações de gás, pois reúne conhecimentos e idéias dos profissionais que atuam em todos os setores que compõem o conjunto da construção civil, obtendo soluções harmônicas e seguras que viabilizem a disseminação do uso do gás natural.


CATEGORIA: INOVAçãO TECNOLÓGICA APLICADA AO SETOR

Prêmio Ouro: Tigre
Título: Sistema de esgoto com flexibilidade total para projetos e obras

Sinopse:

O problema

A redução do tamanho dos imóveis e a otimização dos espaços têm gerado dificuldades no projeto e execução do sistema de esgoto, utilizando as mesmas conexões, caixas sifonadas e ralos de antes.

Outro problema identificado é o mau cheiro e o entupimento do sistema por falta ou dificuldade de manutenção preventiva e corretiva.

Os dispositivos até então existentes no mercado (sifão não removível e ausência de outras soluções técnicas) não eram eficientes para prevenir entupimentos.

As soluções

Ciente dos problemas elencados no diagnóstico e focado em desenvolver soluções técnicas que atendam às necessidades de mercado e as novas demandas e tendências, a Tigre passou a dispor de um leque de produtos e soluções que:

  1. Possibilitam a flexibilidade total de posicionamento da caixa sifonada para permitir um melhor traçado da tubulação, garantindo a instalação livre de tensionamentos por desalinhamento;
  2. Garantem a declividade necessária para um perfeito escoamento do esgoto;
  3. Permitem a vazão de funcionamento estabelecida pela Norma Técnica;
  4. Garantem o fecho hídrico estabelecido pela norma;
  5. Permitem o perfeito funcionamento em condições adversas de ventilação (pressões negativas, vácuo);
  6. Proporcionam benefícios que facilitam as manutenções preventivas e corretivas.

Principais resultados obtidos:

  1. O conjunto de soluções com Girafácil, Ralo com Saída Articulada e CurVar diminuiu o consumo de tubos e conexões;
  2. As soluções inovadoras deram um aumento significativo de vendas sem diminuir as vendas das soluções tradicionais do portfolio Tigre;
  3. Este conjunto de produtos abriu uma categoria inovadora de soluções de esgoto;
  4. A Tigre obteve a homologação de três novas patentes.
Prêmio Prata: Tupy
Título: Conexões por sistema de compressão para acoplamento em tubo de aço

Sinopse:

Fabricante de conexões de ferro maleável a 68 anos, a Tupy está sempre disposta a inovar e desenvolver novas soluções que facilitem o dia-a-dia dos profissionais do setor de hidráulica. E foi assim que chegou ao TUPYPRES, uma linha de produtos que dispensa o uso de ferramentas específicas e agiliza a montagem de tubulações para condução de água, ar comprimido, gás combustível e outros combustíveis líquidos.

A linha TUPYPRES é composta por diversos tipos de conexões e se destina a conectar tubos de aço com ponta lisa, de meia até duas e meia polegadas. Além de dispensar o uso de ferramentas especiais, as conexões TUPYPRES garantem encaixe perfeito e estanque, de forma simples e rápida.

Para desenvolver a linha TUPYPRES, uma das iniciativas da equipe de Engenharia de Aplicação da Tupy foi consultar instaladores e projetistas hidráulicos. Após fabricar e testar os produtos, a empresa também se preocupou em executar ensaios em laboratórios independentes, com o objetivo de avaliar o desempenho em situações críticas: pressão interna, exposição ao fogo e comportamento da vedação na aplicação com líquidos, gases e ar comprimido. Por fim, projetos-piloto foram realizados para simular a aplicação do produto em situações reais.

Prêmio Bronze: Deca
Título: Válvula de Descarga Hydra Duo Flux

Sinopse:

Válvula de descarga com volume seletivo de descarga através de dois botões distintos. O menor libera de descarga curto, em torno de três litros de água, mesmo que o usuário permaneça acionando a válvula (fechamento automático independente da vontade do usuário), ideal para a limpeza da bacia em caso de descarte de dejetos líquidos. O maior permite descarga completa parta limpeza da bacia sanitária em caso de descarte de dejetos sólidos.

Prêmio Bronze: Liquigás
Título: Flex Gás

Sinopse:

A energia tem sido através da história a base do desenvolvimento das civilizações, e as indústrias - as maiores responsáveis em criar sustentabilidade econômica e social - os pilares das grandes transformações as quais passamos até os dias atuais.

Hoje, sob o signo de um novo ambiente de negócios, as vertentes estratégicas de uma indústria não estão pautadas apenas no seu aporte tecnológico ou na sua capacidade de produção, mas também, nas soluções convergentes e alternativas no âmbito energético, que assegurem efetivamente maior competitividade aos seus produtos e garantam continuidade, confiabilidade e segurança operacional.

A Liquigás Distribuidora S/A., uma empresa do sistema PETROBRAS, busca continuamente ampliar sua capacidade de ofertas de soluções e serviços inovadores que contribuam para a maior eficiência e eficácia no suprimento energia.

Essa permanente dedicação à pesquisa e à oferta de novas tecnologias, possibilitou a Liquigás desenvolver um sistema inovador de suprimento de energia, com mobilidade e capilaridade, equivalente ao gás natural, porém armazenado e transportado em vasos de pressão: o FLEX GAS.

A apresentação do FLEX GAS demonstra como proporcionar aos nossos clientes a confiabilidade necessária aos diversos processos consumidores de energia existentes no Brasil.


CATEGORIA: PRÁTICAS INOVADORAS DE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NA EXECUçãO DE INSTALAçÕES

Prêmio Ouro: Comgas
Título: A flexibilidade no tubo flexível para medidores de gás

Sinopse:

O case consiste em tornar o tubo flexível tradicionalmente utilizado para instalação de medidores de gásem um componente ajustável às variações dos padrões atuais de construções, sendo elas novas ou existentes. O objetivo é proporcionar a melhor condição de instalação no que se refere ao manuseio, trabalhabilidade, funcionabilidade, praticidade, estética, condição técnica, eficiência, atendimento a normas e preservação do meio ambiente.

A aplicação deste case pela Comgás está ligada ao segmento de gás natural. Porém, o case é perfeitamente adequado a segmentos como líquidos (ex.: água), ar e outros. Além da aplicação atual estão sendo realizados estudos em que este conceito será utilizado para aplicações diferenciadas, facilitando e reduzindo os custos com instalação e manutenção e proporcionando conforto e praticidade ao usuário final.

Os ganhos são grandes, sendo alguns quantificáveis e outros não.

Este case pode orientar a melhor prática para a execução da instalação de medidor de gás, pois foi elaborado através da união de conhecimentos e idéias dos profissionais que atuam em todos os setores que compõem o conjunto da construção civil que buscaram soluções harmônicas e seguras que para viabilizar a disseminação do uso do gás natural.

Este case foi desenvolvido em conjunto por:

  • representantes da Comgás;
  • representantes dos fabricantes de tubos flexíveis;
  • representantes das instaladoras;
  • representantes das empreiteiras;
  • representantes das empresas de auditorias e inspeção;
  • representantes dos laboratórios de ensaios;
  • representantes dos clientes e usuários.

Prêmio Prata: Comgas
Título: Unidade rebocável de GNC (Gás Natural Comprimido) para suprimento temporário de clientes

Sinopse:

O case consiste na criação de um equipamento que possibilite o fornecimento de gás natural em situações ou locais onde não haja fornecimento deste energético por tubulações, como normalmente é realizado. Como é de conhecimento geral, o gás natural é uma excelente opção energética, porém, tem limitações no que se refere à armazenagem , pois os métodos mais utilizados, compressão ou liquefação, são de difícil execução, justificando-se apenas em situações onde a quantidade consumida seja alta o suficiente para viabilizar o custo de implantação de sistemas de armazenagem infra-estrutura de transporte granel (normalmente só em grandes indústrias).

O único caso existente de consumo em pequenas quantidades atendidos por um sistema de compressão é o consumo veicular, pois neste caso temos uma unidade de grande custo, o posto de abastecimento de GNV, atendendo uma grande quantidade de pequenos consumidores: os veiculos. Tal situação só é possível em razão da mobilidade do consumidor, pois ele se dirige até a fonte do combustível. Em todos os demais casos de pequenos consumidores, é necessário que o combustível vá até o cliente, o que apenas é viavel através de redes de tubulações. Porém, em determinadas situações, se faz necessário atender esse tipo de consumidor onde essas redes não se encontram disponíveis por algum dos seguintes motivos:

  • avarias e/ou acidentes nas redes de distribuição;
  • realização de manutenção nas redes ou nos sitemas internos dos consumidores;
  • renovação de redes;
  • fornecimento de gás natural para atividades temporárias;
  • funcionamento de equipamentos a gás natural em locais onde não há rede disponível.

A aplicação deste case pela Comgás está ligada principalmente às atividades de manutenção do fornecimento a clientes com necessidades especiais (hospitais, restaurantes etc) durante a ocorrência de falhas na rede, obras de renovação da rede ou atividades de manutenção interna ou externa ao consumidor, em que seja necessária a interrupção do fornecimento pelo sitema convencional. O equipamento também já foi utilizado em atividades de fornecimento temporário em eventos de divulgação do gás natural.

A interrupção ocasional do fornecimento de gás natural constitui-se em um problema de difícil administração para as empresas distribuidoras de gás natural, ao contrário do que ocorre com outras concessões de serviços públicos, tais como a água, energia elétrica e telefonia. A razão deste fato é decorrente do risco inerente a religação do gás, uma vez que não pode ser descartada a possibilidade de um consumidor deixar um registro aberto, o que viria a provocar um vazamento e ocasionar um acidente.

A manutenção do fornecimento durante essas atividades representa grandes ganhos, sendo alguns quantificáveis e outros não.

Este case pode representar uma possibilidade de solução para os problemas descritos acima e proporcionar um melhor atendimento ao pequeno consumidor de gás natural, dando assim maior confiabilidade ao produto.

Este case foi desenvolvido em parceria com o CTGÁS Rio Grande do Norte.

Prêmio Bronze: TVA
Título: Aumentando a Produtividade com Excelência no Serviço Prestado

Sinopse:

Diante de uma cidade grande, onde não se conseguia aumentar a produtividade devido o tempo de deslocamento de um local para o outro, que é alto, o custo operacional elevado e o consumidor cada vez mais exigente, foi preciso estruturar um projeto para resolver todos estes problemas.

As áreas de Operações em conjunto com a área de Sistemas desenvolveram uma ferramenta que pudesse solucionar todos estes problemas, mas o sucesso deste projeto se resumiu em uma única palavra... Logística.

 
 

 

FOTOS

 

VENCEDORES

 

VÍDEOS

 
  Vencedores do 11º Prêmio Vídeos do 11º Prêmio  
Fotos do 10º Prêmio Vencedores do 10º Prêmio Vídeos do 10º Prêmio
Fotos do 9º Prêmio Vencedores do 9º Prêmio Vídeos do 9º Prêmio
Fotos do 8º Prêmio Vencedores do 8º Prêmio Vídeos do 8º Prêmio
Fotos do 7º Prêmio Vencedores do 7º Prêmio Vídeos do 7º Prêmio
Fotos do 6º Prêmio Vencedores do 6º Prêmio Vídeos do 6º Prêmio
Fotos do 5º Prêmio Vencedores do 5º Prêmio  
Fotos do 4º Prêmio Vencedores do 4º Prêmio  
Fotos do 3º Prêmio Vencedores do 3º Prêmio  
Fotos do 2º Prêmio Vencedores do 2º Prêmio  
Fotos do 1º Prêmio Vencedores do 1º Prêmio