Megabarre
 

 

 
 

VENCEDORES - 8ª EDIÇÃO

 
 
PERSONALIDADE DO ANO

Eng. Álvaro José Resende Assumpção
PROJETISTA DO ANO

Eng. Paulo Luciano Rewald
EMPRESA DESTAQUE NO SETOR DE INSTALAÇÕES
TECNOLOGIA APLICADA NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES

Ouro

Polietileno para Redes Enterradas de Combate a Incêndios - Novas Tecnologias com mais durabilidade
Trata-se de um sistema de combate a incêndios de chuveiros automáticos, para aplicação em galpão logístico de grande porte em Indaiatuba/SP. Inicialmente a proposta era metálica, sujeita à corrosão e com baixa produtividade de implantação. Em consenso com a COINSTAL, a TIGRE apresentou a linha de tubos e conexões em POLIETILENO, com soldagem por ELETROFUSÃO, o que assegurou velocidade de instalação e durabilidade prolongada.
Prata
Sistemas de Termofusão e Eletrofusão em Prumadas e Kits
A Unikap juntamente com a Time Engenharia de Instalações e com o apoio da Cyrela Construtora, desenvolveu sistemas hidráulicos pré-montados inovadores, sendo pioneira no uso de eletrofusão nas prumadas de água quente e fria no formato de kits, conseguindo velocidade de montagem, sem desperdício e resolvendo problemas de espaço para uma instalação mais segura.
Prata
Desenvolvimento e Criação de Abrigo para aquecedores nas instalações Residenciais
Abrigo destinado a proteger um aquecedor de passagem de tiragem natural que é aplicado no programa da Comgás, que oferece um sistema de aquecimento de água para banho e contempla toda a instalação a gás natural em residências térreas. Programa inovador que atende e propõe um banho mais agradável e viável tecnicamente utilizando gás canalizado da Comgás. Em 95% das instalações o aquecedor é instalado em uma área externa, necessitando assim de uma proteção específica onde é detalhado neste “case” o projeto, implementação, teste e resultados obtidos.

Bronze

Infraestrutura com Canaletas Aparente em Instalações Prediais
Partilhando com a Construtora Even do princípio inovador em oferecer produtos que aliam altíssima qualidade, economia e design diferenciado, a Parcus apresentou á Construtora, uma solução com canaletas aparentes tornando possível a realização de construções de apartamentos com alvenaria estrutural, onde todos os cabos de energia, dados, voz e TV, correm externamente à parede de forma discreta e elegante. Os ganhos obtidos foram menor custo de construção e instalação, menos desperdício na obra e redução do prazo de entrega dos empreendimentos com menor impacto ambiental.
QUALIDADE, CONFORMIDADE E SUSTENTABILIDADE EM INSTALAÇÕES
Ouro
e Pigatto Instalações Hidráulicas
Sistema Potenza de ensaios PHI para kits hidráulicos
Desenvolvido com alta tecnologia o SISTEMA AUTOMATIZADO DE TESTES POTENZA – PHI permite que sejam testados até 120 kits simultaneamente, onde são analisados individualmente: o tempo, a temperatura e a pressão, conforme as normas vigentes, garantindo a confiabilidade dos kits montados. Além do ganho de velocidade nos testes, o Sistema PHI emite automaticamente gráficos, relatórios de dados e etiquetas de identificação permitindo a rastreabilidade e segurança em 100% dos kits industrializados.
Ouro
O gás natural e o sistema de monitoramento como ferramentas para o aumento da eficiência energética
Este case mostra de forma sequencial e detalhada, o trabalho realizado por profissionais da Comgás para a recuperação de um cliente residencial, cujo sistema de aquecimento de água é do tipo central, e que, anos atrás, decidiu por não mais utilizar o gás natural para esta finalidade, passando então a utilizar gás liquefeito de Petróleo. Além disto, foi mostrada, detalhadamente, a ação conjunta e ordenada da Comgás e Caltherm, evidentemente focadas no objetivo comum em atender, satisfazer e surpreender o cliente.
Prata
Tecnologia de Monitoramento de Odor reflete Eficiência na distribuição de gás
A Gas Natural Fenosa – Ceg implantou em 2012 um novo sistema de controle de odorização do gás com tecnologia que permite detectar à distância qualquer oscilação no processo visando aumentar a segurança do consumidor. O novo processo demonstra o compromisso da empresa em manter o nível de excelência na segurança do uso do produto e no relacionamento com o cliente.
Bronze
Alpinismo ou Escalada Industrial (Acesso por Corda)
O Alpinismo Industrial é uma das técnicas de acesso, que usada como ferramenta de apoio, permite melhor e mais rápido contato com as áreas de instalações em alturas superiores a 40 metros. É mais segura e mais econômica quando comparada, com andaimes, balancins, escadas com corda, e etc, além de permitir acesso a locais anteriormente impossíveis pelos métodos convencionais, considerados difíceis e onerosos. Os pontos fortes que tem levado a expansão do seu uso: segurança, redução de custo, otimização de tempo, diminuição do risco de queda devido ao menor número de pessoas e material envolvido.
Bronze
Tubos Amanco Biax - Solução inovadora para transporte de água e esgoto sob pressão
Através de pesquisas e avanços tecnológicos sobre o processamento do PVC, foi possível desenvolver o conceito de biorientação molecular utilizado na produção dos tubos de PVC-O em conformidade com a norma NBR 15750:2009 da ABNT. A biorientação molecular consiste na reorganização das cadeias moleculares dos polímeros de PVC no sentido axial (circunferencial) e também no sentido longitudinal, resultando numa estrutura de parede em camadas estratificadas, melhorando significativamente as propriedades físicas e mecânicas do tubo.
PROJETOS PARA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES
Ouro
Alta performance em instalações de combate a incêndio em galpões logísticos
Construído para atender o centro de distribuição da Droga Raia, com área total de 25.000 m², a edificação está localizada dentro dos galpões logísticos da CLB Ribeirão Preto e trata-se do primeiro empreendimento logístico de alto padrão presente na região. A Sanhidrel Cimax mostra neste case o procedimento de execução de instalações elétricas, hidrossanitário e combate a incêndio com hidrantes e sprinklers, agregando soluções e ganhos de novas tecnologias.
Prata
Suporte para Teste de CO - Medição de Higiene da Combustão dos aparelhos a gás
A Gas Natural Fenosa – Ceg desenvolveu um projeto de suporte para o aparelho medidor utilizado nos testes de higiene da combustão realizados para detectar a possível emissão de monóxido de carbono. O suporte permite que o técnico realize o teste completo sem precisar permanecer no local, evitando exposição ao produto. Uma solução que realça o posicionamento da empresa que tem a segurança como sua prioridade absoluta.
Prata
Análise da relação entre velocidade e vazão no dimensionamento hidráulico e seus impactos econômicos e ecológicos
Este case mostra como é possível aproveitar de forma eficiente a relação entre pressão/vazão e diâmetro/velocidade, através de uma série de análises baseadas em cálculos realizados por simulações, que resultam na redução do consumo de agua e energia, sem comprometer a eficiência do sistema hidráulico.
Bronze
Geração de Energia Elétrica através de Turbinas Aeroderivadas
Trata-se de um case que possibilita a utilização de Turbinas de Avião fabricadas pela GE como turbinas para geração de eletricidade em Usinas Térmicas com projeto da Interativa Engenharia e construção da GTEL.
Bronze
Melhoria do Sistema de Climatização de uma empresa em Guarulhos-SP
O objetivo deste projeto é solucionar a deficiência do sistema de climatização, garantindo conforto térmico dos funcionários e melhorar o rendimento da linha de produção. A melhoria do sistema de climatização também proporcionará: eficiência energética, baixo nível de ruído e melhoria na segurança, através da Tecnologia eletrônica projetada com sistemas modernos e inovadores.
TREINAMENTO, QUALIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE MÃO-DE-OBRA
Ouro
Programa de capacitação de instaladores hidráulicos prediais de acordo com a NBR 15932
Com o intuito de aprimorar a qualidade da mão de obra empregada nos serviços prestados, a Hidrelplan desenvolveu, em conjunto com a Deca e a Tigre, um programa de capacitação de instaladores hidráulicos com base na norma ABNT NBR 15932:2011. Como resultado, pode-se verificar que os instaladores foram capacitados para executar instalações conforme as normas vigentes, além de contribuir para a certificação da empresa no escopo de instalações prediais hidrossanitárias e de água pluviais do Qualinstal.
Prata
Treinamento e capacitação de segurança para instalação de sistema de combate a incêndio do Metrô – Linha Azul de São Paulo
A Hersa Engenharia, diante do desafio de executar a obra de sistema de combate à incêndios das estações da Linha 1 do Metro de São Paulo, desenvolveu um plano diferenciado de capacitação e treinamento aos seus colaboradores, visando a prevenção de acidentes devido aos riscos de trabalhos em espaço confinado, áreas energizadas e trabalho em altura.
Bronze
Sensibilização de Segurança
Graças ao seu programa Acidente Zero, desde o início de sua obra na Gerdau, a Teckma não registrava acidentes. No pico da obra, foram contratados 700 novos colaboradores. Para continuar sem acidentes, a Teckma reforçou seu programa de segurança, elaborando um forte treinamento e campanha. Os índices de acidentes foram mantidos em Zero, atendendo plenamente as expectativas da Teckma e do cliente.
MÉTODOS E PROCESSOS NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES
Ouro
Renovação de Redes de Gás com Mini Pipe Handler
A Concremat Manutenção trouxe para o Brasil um exclusivo sistema para a instalação de tubos de polietileno na rede da Comgás, na Região Metropolitana de São Paulo. Esse sistema, chamado Mini Pipe Handler, contribuiu para uma expressiva melhora de produtividade, o que significou um menor tempo de ocupação das vias públicas de São Paulo e um rápido retorno do fornecimento de gás aos clientes afetados pelas obras.
Prata
Sistema Ranhurado de acoplamentos mecânicos nas tubulações de proteção contra incêndio e ar condicionado dos estádios da Copa do Mundo de 2014. Cases: Maracanã e Itaquerão
A Alvenius, com o Sistema Ranhurado de acoplamentos mecânicos, pôde atender mais da metade dos estádios selecionados para a Copa do Mundo de 2014, em suas redes de proteção contra incêndio e, em alguns casos, também nas linhas de Ar Condicionado. Especificamente nos projetos do Maracanã e Itaquerão, as diferentes características arquitetônicas dos estádios, associadas aos benefícios do uso de acoplamentos rígidos ou flexíveis, permitiram a Alvenius adotar fornecimentos distintos, demonstrando assim a versatilidade da aplicação dos produtos ranhurados.
Bronze
Espumas passantes para gás
Para melhorar os processos de execução dos passantes de tubulação para gás embutidos em sulcos nas lajes, principalmente após orientação para que fossem posicionadas nos halls de serviço, a TERNI em parceria com a SHAFT desenvolveu um passante em EPE, que substitui as fôrmas (gabaritos) de madeira ou de ferro, reduzindo custos, materiais e mão de obra e aumentando a produtividade, qualidade, limpeza e segurança nas instalações de gás.
 
 

 

FOTOS

 

VENCEDORES

 

VÍDEOS

 
  Vencedores do 11º Prêmio Vídeos do 11º Prêmio  
Fotos do 10º Prêmio Vencedores do 10º Prêmio Vídeos do 10º Prêmio
Fotos do 9º Prêmio Vencedores do 9º Prêmio Vídeos do 9º Prêmio
Fotos do 8º Prêmio Vencedores do 8º Prêmio Vídeos do 8º Prêmio
Fotos do 7º Prêmio Vencedores do 7º Prêmio Vídeos do 7º Prêmio
Fotos do 6º Prêmio Vencedores do 6º Prêmio Vídeos do 6º Prêmio
Fotos do 5º Prêmio Vencedores do 5º Prêmio  
Fotos do 4º Prêmio Vencedores do 4º Prêmio  
Fotos do 3º Prêmio Vencedores do 3º Prêmio  
Fotos do 2º Prêmio Vencedores do 2º Prêmio  
Fotos do 1º Prêmio Vencedores do 1º Prêmio