Megabarre
 

 

 
 

VENCEDORES - 3ª EDIÇÃO

 
 

CATEGORIAS:

CATEGORIA: PROJETOS PARA A EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES

Prêmio Ouro: Comgás - elaborado em conjunto com a Transtusa Brasil Ltda.
Título: "Inovações de técnicas na execução dos quadros de medidores".

Dentro do processo construtivo, na execução de instalações internas de gás natural em edifícios, a etapa de execução dos abrigos e quadros de medidores sempre se apresentou crítica no que tange à qualidade e a eficácia: alocação excessiva de mão-de-obra, dificuldade e erros de execução, baixa produtividade, retrabalhos e perda de materiais.

Sendo assim, essa etapa deve ser considerada crítica dentro do planejamento de projetos e execução de instalações internas de gás natural em edifícios, pois muitas vezes é responsável por atrasos significantes para o início do consumo do cliente.

Nesse cenário, a Transtusa Brasil, procurando alternativas para otimização de suas instalações, desenvolveu um método para, sobretudo, alcançar melhores índices de produtividade e qualidade.

O estudo seguiu as seguintes etapas: coleta de dados em campo, análise dos dados, verificação das normativas técnicas, definição do padrão do projeto e definição da linha de produção.

O mesmo resultou em um processo de industrialização do quadro de medidores, pré-fabricando os mesmos no canteiro de obras, conforme determinado no fluxo apresentado no case.

Os resultados foram alcançados, principalmente no que se refere ao aumento de produtividade, qualidade, otimização de recursos e segurança.

Prêmio Prata: SENAI - Escola Oscar Rodrigues Alves
Título: "Tratamento e controle do AR para a produção de medicamentos".

O estudo consiste em projetar um sistema de climatização do tipo Sala Limpa que é uma designação de um sistema eficiente e moderno de ar condicionado que garante o tratamento e controle da qualidade do ar no processo de produção de medicamentos.

 A implantação do sistema de climatização abrange:

  • Garantia da Qualidade do Produto;
  • Regras de acesso, controle e manipulação;
  • Baixo nível de ruído e consumo elétrico;
  • Técnicas de medição e análise do ar;
  • Operação e controle automatizados;
  • Tecnologia eletrônica com sistemas de controle modernos e inovadores;
  • Economia de tempo e mão-de-obra.

No intuito de atender uma tendência expressiva do mercado farmacêutico e a necessidade de uma indústria na área correlata, o foco do projeto se baseia nas características do produto e processo de fabricação que deve atender as especificações preliminares de classificação de 100.000 partículas/m³.

O sistema sugerido também proporcionará soluções de melhoria contínua em relação à inovação aplicada, medição, análise, controle e conscientização ambiental.

Acreditamos que esse estudo de caso represente uma possibilidade de solução para os problemas descritos pelo cliente e proporcione alternativas para agregar conhecimento entre alunos, professores e todos os envolvidos.

Prêmio Bronze: Comgás
Título: "Ferramenta para dimensionamento de piscina".

Este trabalho retrata o desenvolvimento de um aplicativo cujo intuito é prover aos projetistas de sistemas hidráulicos e ao público interno da Comgás um meio rápido de dimensionamento para sistemas de aquecimento de água de até 3 piscinas de forma otimizada. O software se baseia em uma lógica desenvolvida, cujos critérios de escolha vão desde as características de localização das piscinas, disposição e forma de interligação dos sistemas de filtração e recirculação de água dessas, até características de demanda de energia para o aquecimento e a manutenção de uma determinada faixa de temperatura da água destas piscinas. A metodologia seguida pelo aplicativo considera sempre a melhor opção em termos de qualidade de operação do sistema de aquecimento, sem deixar de lado a questão financeira. O resultado é, portanto, o retrato da melhor relação custo-benefício. Além da seleção do sistema de aquecimento da(s) piscina(s), contemplando todos os principais dados técnicos e a relação de infra-estrutura necessária para a instalação dos sistemas, é possível também, através do mesmo aplicativo, dimensionar os trechos de tubulação de rede interna de gás natural (cobre – baixa pressão) tanto para suprimento de gás ao(s) sistema(s) como também para suprimento de gás aos demais equipamentos existentes no local. Quando aplicável, o software calcula automaticamente os fatores de simultaneidade, atrelando-os às vazões nominais correspondentes a cada trecho.

Por se tratar de uma ferramenta inédita, espera-se que seja de grande valia tanto para o público externo, composto essencialmente por projetistas e engenheiros, como para os consultores internos da Comgás, facilitando o trabalho de projetar sistemas de aquecimento de piscinas a gás natural e diminuindo, com isso, as necessidades de adequações durante a fase de construção dos empreendimentos onde não se previa a instalação desses sistemas.


CATEGORIA: MÉTODOS E PROCESSOS NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES

Prêmio Ouro: Comgás
Título: "Fornecimento de Materiais em Kits para instalações residenciais". 

A Comgás identificou que, para dar continuidade ao seu crescimento nos próximos anos, será preciso concentrar seus esforços na distribuição do gás natural para as residências dentro de sua área de concessão. As casas somam aproximadamente 80% de todo potencial do mercado residencial, equivalente a 5 milhões de moradias, de crescer neste mercado implica em estudos, esforços e investimentos. Um ponto de atenção para a materialização de nossa estratégia foi a logística e controle dos materiais utilizados para realizar as instalações. Durante visitas nas obras de nossas contratadas, freqüentemente encontrávamos

equipes paralisadas por falta de material, ou então deixavam a casa com pendências, gerando muito retrabalho.

Outro ponto crítico era a separação e envio dos materiais para construção e montagem. Para realizar cada ligação, são utilizados em média 90 tipos diferentes de materiais, fato que retardava em mais de uma hora a saída para campo das equipes, enquanto aguardavam a separação e distribuição. Notamos também que não havia um controle adequado dos estoques, e por este motivo as contratadas emitiam novas requisições de compra somente quando se esgotavam os materiais nas prateleiras.

A falta de planejamento atingia também os fornecedores, sem uma projeção bem definida da demanda, não mantinham estoques para pronta entrega. Analisando os materiais que são enviados para construção e montagem, vimos que eles poderiam ser divididos e classificados por grupos, então identificamos a oportunidade de fornecer os materiais em kits, (Kit ramal + Kit Medição + Kit Aquecedor + Kit fogão). Em vez de separar 80 itens para cada residência, a contratada separaria apenas 4 kits.

Após análise detalhada concluímos que deveríamos trazer esse controle para dentro de casa; então, a partir do novo modelo de contrato que entrará em vigor em agosto de 2008, a Comgás passará a fazer a aquisição dos materiais e o fornecimento de kits para as contratadas.

Prêmio Prata: Comgás
Título: "Instalação de sistema hidráulico residencial com tubos de alumínio multicamada PEX".

A Comgás identificou que, para dar continuidade ao seu crescimento nos próximos anos, será preciso concentrar seus esforços na distribuição do gás natural para as residências dentro da área de concessão. As casas somam aproximadamente 80% de todo potencial do mercado residencial, equivalente a 5 milhões de moradias, e crescer neste mercado implica em estudos, esforços e investimentos. Visando à captação desse segmento, a Comgás criou uma estrutura dedicada, denominada Expansão de Varejo, que tem como principal desafio desenvolver um programa para captação de clientes. Em julho de 2007 iniciamos

o projeto Excelência Operacional, composto por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de diagnosticar as dificuldades e identificar a melhor estratégia de desenvolvimento e replicação do modelo em larga escala.

Um dos pontos mapeados como críticos era a utilização de tubos de cobre para a construção do sistema de aquecimento e distribuição de água. O cobre, por tratar-se de uma comoditie, fica sujeito às flutuações mercadológicas; devido à alta taxa de crescimento de países como China, Índia e México a demanda por cobre superará a produção em 2008, acarretando, assim, alta significativa. Pelo cenário apresentado começamos a pesquisar e constatamos que haviam outros sistemas homologados para distribuição de água (quente e fria); então, pinçamos alguns modelos que poderiam atender técnica e economicamente ao projeto (redução no tempo de instalação, bom acabamento e economia ao projeto). Entre os materiais estudados constatamos que o Tubo de Alumínio Multicamada PEX apresentava um grande potencial, por sua versatilidade. Os Tubos de Alumínio Multicamadas unem as principais qualidades dos tubos convencionais, contando com a resistência mecânica e térmica dos tubos metálicos como os de cobre e os de aço e a anticorrosão dos tubos plásticos, como os de CPVC e os de PPR, além de trazer uma grande economia ao projeto.

Prêmio Bronze: Liquigás
Título: "Seg4"

Como atender uma demanda imediata de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) de uma fábrica que consome diariamente cerca de 7.000 kg desse gás e apresenta um funcionamento contínuo e ininterrupto enquanto se constrói uma central de GLP* definitiva? O que fazer para que esta fábrica não pare sua produção por falta do GLP? O que fazer para fornecer além do GLP para produção, garantir o fornecimento de GLP na fase líquida para as 36 empilhadeiras existentes no cliente? A Liquigás tem a solução: A Seg 4, uma central de GLP provisória que garante a continuidade de produção do cliente e funcionamento de suas empilhadeiras e que foi concebida com 4 (quatro) opções de distribuição de GLP para o cliente.

Assim sendo, com a Seg 4 a Liquigás consolida a garantia de segurança e a satisfação do cliente no consumo GLP.

* Área devidamente delimitada que contém os recipientes transportáveis ou estacionários e acessórios, destinados ao armazenamento.

Prêmio Bronze: SKY
Título: "ICARE Parceiro - Automação inteligente de alocação de serviços para território nacional".

Desafio:

- Como automatizar a alocação de serviços para uma rede terceirizada e pulverizada em todo o território nacional de uma forma ágil e inteligente que possibilite controle on-line de todas as etapas dos serviços, como também, registro dessas informações para posterior medição de indicadores de desempenho?

Solução:

- Criar uma ferramenta inteligente web, que pode ser acessada de maneira restrita e personalizada por meio de um browser em qualquer local do território nacional, a qual denominamos: iCARE Parceiro.

Essa ferramenta possibilita o agendamento instantâneo, alocação ágil e automatizada dos serviços, o controle on-line de todas as etapas, a gestão remota da operação, o controle financeiro, do estoque e das atualizações dos dados cadastrais, bem como pode ser utilizada como uma base de dados para indicadores de desempenho, e como ferramenta de divulgação em campo.

Estratégia:

  • Identificar todas as necessidades do processo de alocação e controle de serviços (fora para dentro);
  • Definir a plataforma e desenvolver o novo sistema;
  • Mapear o Brasil em microrregiões e ranges de CEP;
  • Definir parceiros responsáveis pelos serviços de cada microrregião;
  • Treinar regionalmente (multiplicadores);
  • Cadastrar e liberar o acesso para todos os usuários do Brasil;
  • Acompanhar e motivar executores a utilizar a nova ferramenta.

Implementação:

A implementação se deu em menos de um ano, após a aprovação de usabilidade do sistema.

Resultados:

- Treinamento e liberação do acesso da ferramenta para 100% dos parceiros;
- Alocação automática de 100% de serviços;
- Acompanhamento das etapas de 100% dos serviços realizados;
- Possibilidade de gestão remota;
- Melhora no prazo para atendimento de serviços;
- Redução de reclamações de não-conformidades;
- Aumento no grau de satisfação dos clientes;
- Apoio para reconhecimento pelo mercado no Prêmio Consumidor Moderno de excelência em serviços ao cliente.


CATEGORIA: TREINAMENTO, QUALIFICAÇÃO E SEGURANÇA DE MÃO DE OBRA NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES

Prêmio Ouro: SKY
Título: "Gestão de prevenção - Aculturamento de prevenção de acidentes de trabalho em uma rede nacional completamente terceirizada".

Desafio: Como fazer com que uma indústria nova (12 anos) com processos ainda em fase de sedimentação, inclusive na prevenção de acidentes e uma rede completamente terceirizada em âmbito nacional opere aderente aos cuidados com segurança em 100% dos serviços mantendo o foco em produtividade de equipe, sem interferir demasiadamente na gestão de equipe adotada pelo parceiro no que diz respeito à satisfação do cliente?

Solução: Educação para prevenção. A conscientização só é possível por meio de um lento e contínuo processo de educação. Por isso, foi criada uma campanha de segurança cuja finalidade básica é sensibilizar os parceiros e técnicos da importância de se ter uma cultura de segurança em campo.

Estratégia: A campanha constitui num método de incentivo à prevenção de acidentes. Criando multiplicadores por meio da divulgação de conhecimentos de Segurança e Saúde no Trabalho, com o propósito de desenvolver a consciência da importância de se criar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições e práticas que possam provocar acidentes, em prol, não apenas dos cuidados essenciais com a vida, mas também da melhoria contínua das condições e do ambiente de trabalho e nos níveis de qualidade de vida.

Implementação: A implementação se deu por meio de 4 etapas:

1) Introdução do tema em campo: 1ª versão manual de segurança para trabalhadores em sistemas de televisão por assinatura; Desenvolvimento de um bloco de segurança no e-learning de instalação básica; e inserção de temas de segurança na pauta do programa MOMENTO SKY.
2) Geração de conteúdo, distribuição e treinamento: contratação de um consultor especialista em segurança do trabalho; Criação de um bloco fixo no programa Momento SKY; 2ª versão ‘manual de segurança para trabalhadores em sistemas de televisão por assinatura’ do SETA; e desenvolvimento de um e-learning de segurança.
3) Aferição presencial: inspeção em campo dos monitores operacionais.
4) Incentivo: orientação de incentivo dos monitores, supervisores e parceiros (multiplicadores).

Resultados:

- 28 meses sem nenhum acidente formalmente registrado;
- Elevação do moral interno e do clima organizacional do parceiro, devido a melhor auto-estima dos técnicos no dia-a-dia de trabalho, pela importância dada à sua vida;
- Instauração do espírito de housekeeping e formação de verdadeiros Team Works nos locais de trabalho;
- Redução do nível de absenteísmo da equipe e de reclamações de não-conformidades;
- Melhoria da produtividade ocupacional e no grau de satisfação dos clientes;
- Apoio para reconhecimento pelo mercado no Prêmio Consumidor Moderno de excelência em serviços ao cliente;
- Incremento dos níveis de qualidade na execução dos serviços;
- Valorização do profissional técnico instalador no mercado pelo conhecimento adquirido;
- Maior percepção de valor da identidade da pela sua rede terceirizada;
- Fortalecimento da imagem positiva junto ao público externo;
- Técnico devidamente equipado para a realização das tarefas.

Prêmio Prata: Comgás
Título: "Programa BBS - segurança baseada no comportamento".

Estatísticas demonstram que aproximadamente 90% dos incidentes e acidentes têm causas comportamentais.

Para mudar o comportamento de empregados e contratados, a Comgás implantou o BBS em junho de 2005, que é um programa de segurança baseado na observação do comportamento das pessoas que estão realizando alguma atividade. Após passar por um treinamento específico, os observadores saem à campo para observar as pessoas trabalhando e corrigir os seus comportamentos, dando um feedback para o observado. Esse programa já trouxe resultados positivos para a Comgás, após a sua implantação, em 2005.

A auto-observação também é importante para a correção de comportamentos inseguros ao volante. Observaram-se bons resultados de SSM&Q a partir de 2005, quando a Comgás começou a intervir em atos e condições inseguras de trabalho e registrá-los em formulários específicos para formar um banco de dados. Com isso, o departamento de SSM&Q pode tomar as ações específicas a respeito de falhas de funcionários e fornecedores em todas as áreas da Comgás. Esse case merece a atenção da comunidade de empresas do ramo, como um programa bem-sucedido e que melhora o desempenho de SSM&Q e, por que não dizer, financeiro das empresas integradas nesse conceito de behaviorismo.

Prêmio Bronze: SENAI - Escola Oscar Rodrigues Alves
Título: "Programa nacional de instaladores credenciados SENAI/DANFOSS". 

Atenta às inovações tecnológicas e as transformações de mercado, a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves mantém parcerias com as principais Empresas da área de Refrigeração e Climatização para atualização de seus equipamentos.

O case apresenta uma parceria de sucesso entre a escola e a empresa: Danfoss do Brasil Indústria e Comércio Ltda, realizada por meio da formalização de convênio e comodato firmados no ano de 2001, no qual as partes comprometem-se a instalar laboratório, denominado Laboratório de Refrigeração SENAI/DANFOSS, visando à realização de programas de formação profissional.

Ao completar sete anos de vigência a escola considera esse Laboratório como referência na área de refrigeração comercial, considerando os resultados alcançados perante seu objetivo inicial.

A Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves é considerada referência na área e contribui significativamente para o setor de refrigeração e climatização, principalmente o segmento de instalação.


CATEGORIA: TECNOLOGIA APLICADA NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES - FABRICANTES

Prêmio Ouro: Tigre
Título: "Sistema de tubulações de proteção contra incêndio em CPVC Tigrefire ® na obra da SOEDIL".

Substituição de tubulações metálicas para condução de água para sistemas molhados de sprinklers em locais classificados como risco leve por tubulações plásticas feitas em CPVC.

Case estudado na obra da SOEDIL Norte Sul Square localizada em Campinas.

Prêmio Prata: Conexões Tupy - Case elaborado em conjunto com a AD Somma
Título: "Filtro tipo ''T" para instalações de gás".

A AD SOMMA, empresa especializada em desenvolver produtos inovadores e eficientes destinados a instalações de Gás Natural e GLP, em consonância com os anseios das Companhias de Gás, projeta e comercializa o FILTRO TIPO T, para instalações de estações de regulagem de pressão da rede de gás.

O alto desempenho para filtragem de resíduos presentes na instalação, aliado a qualidade reconhecida das conexões de ferro, produzidas pela TUPY S/A, fazem do FILTRO TIPO T, um produto perfeitamente adequado as necessidades técnicas e econômicas para as instalações de regulagem de pressão e medição do gás, empregados pelas Companhias de Gás.

Prêmio Bronze: Grupo Dema
Título: "Duratop - Instalações em PP-B para condução de esgoto, águas pluviais e fluídos industriais (resistência à temperatura e acústica)".

O Grupo Dema, vanguarda tecnológica na condução de fluidos desenvolveu um sistema integral em Polipropileno Copolímero de Bloque, o sistema Duratop. Prático, de fácil execução e que atende requisitos como: resistência ao impacto, resistência à corrosão, resistência aos raios UV, autoextinguivel, baixa propagação de ruídos e um material ecologicamente correto sendo utilizado em edifícios que buscam o Green Building (selo verde) em suas obras.

O sistema vem sendo utilizado pelos instaladores como uma solução para locais onde são despejados efluentes químicos ou com alta temperatura para substituição do Ferro Fundido. Trazendo redução de custo aumento da produtividade e durabilidade nas instalações executadas. Duratop um sistema onde suas características técnicas trazem inúmeras vantagens as instalações de tubulações para efluentes de alta exigência.


CATEGORIA: TECNOLOGIA APLICADA NA EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES - FABRICANTES EM CONJUNTO EMPRESAS INSTALADORAS

Prêmio Ouro: Comgás - Case elaborado em conjunto com a Sappel do Brasil
Título: "Medição de consumo por radiofrequência".

No Brasil, a medição remota vem sendo utilizada há cerca de dez anos por razões bastante deferentes das dos países do primeiro mundo. A medição coletiva dos consumos nos edifícios de apartamentos está a cada dia que passa sendo rejeitada pela sociedade brasileira, uma vez que a mesma propicia o desperdício, a ausência de motivação para o uso racional e, também, a cobrança injusta dos insumos, em função do rateio em partes iguais dos consumos mensais de água e gás entre os condôminos. Vários municípios brasileiros vêm implementando leis que exigem a previsão da medição individualizada de água, tanto em edificações existentes como naquelas que serão construídas. O Case consiste na análise de viabilidade da utilização de sistemas de medição remota por radiofreqüência em edifícios de apartamentos típicos das grandes cidades brasileiras. Para tal, será descrito o sistema e analisado um estudo de caso no qual se compara a tecnologia em questão com o sistema de medição remota tradicional cabeado.

Prêmio Prata: Grupo Dema - Case elaborado em conjunto com a Plotter Racks
Título: "Acqua System - Tubulações em instalações de refrigeração".

O Grupo Dema, vanguarda tecnológica na condução de fluidos com seu produto Acqua System e a pareceria de empresas com excelência nas instalações para refrigeração, juntas encontraram uma solução com vantagens técnicas, econômicas e grande durabilidade.

Foi introduzido no mercado de refrigeração o sistema de tubulações Acqua System PP-R para as instalações trazendo grandes benefícios e atendendo os novos sistemas ecológicos de refrigeração a base de SMR - sistema mecânico de refrigeração que não utilizam o CFC e conduzem fluídos refrigerantes ecologicamente corretos através de tubos PP-R com as mesmas características ecológicas e mais a resistência, durabilidade e garantia de estanqueidade através da termofusão.

Prêmio Bronze: Comgás - Case elaborado em parceria com Celso Lopes de Souza Fogões, Jackwal, Ledni Indústria e Comércio, MC13 Instalações e Montagens e Mitsumaru Comércio Importação e Exportação.
Título: "O uso da tecnologia do gás na execução de instalações inovadoras, superando a expectativa do cliente (bar e restaurante)".

O Case consiste no aperfeiçoamento da tecnologia, integrando segmento eletrônico e gás, buscando a execução de instalações inovadoras utilizando componente eletrônico no controle e automação dos sistemas de queima, com ganhos em segurança e facilidade na execução das mesmas.

Buscando melhoria através do acompanhamento das mudanças que ocorrem no mercado nacional, e frente às necessidades dos clientes de ter uma aplicação diferenciada em relação às demais instalações existentes, entendemos o problema e estabelecemos um novo padrão e conceito, com especificações e requisitos que resultem em incremento de qualidade, segurança, conforto, formas de controle, custo, facilidade de limpeza e preservação do meio ambiente. Com a aplicação de novas tecnologias e meio de controle com segurança, foi possível otimizar as condições das instalações existentes e novas, com redução dos riscos, realizando a substituição do sistema de queima a álcool por gás natural. Essa solução possibilitou a eliminação do risco no acendimento e reabastecimento com álcool, através do acendimento automático e controle. Nos aparelhos a gás, o grande ganho foi no sistema de ignição e controle da chama, eliminando os riscos de acúmulo de gás, que ocasionava labaredas e pequenas explosões ao tentar acender os mesmos.

Observamos ganhos na forma de utilização, facilidade de montagem e limpeza, aplicação em parceria com fabricantes de aparelhos e equipamentos, redução de custo, permitindo uma maior penetração no mercado, sem desperdício, praticidade, permitindo a interação do usuário final e imagem externa da empresa como inovadora e preocupada com a preservação do meio ambiente.

A grande sacada para o sucesso das instalações é a aplicação de novas tecnologias, possibilitando, assim, um ajuste imediato, com ganhos relevantes em segurança.

 
 

 

FOTOS

 

VENCEDORES

 

VÍDEOS

 
  Vencedores do 11º Prêmio Vídeos do 11º Prêmio  
Fotos do 10º Prêmio Vencedores do 10º Prêmio Vídeos do 10º Prêmio
Fotos do 9º Prêmio Vencedores do 9º Prêmio Vídeos do 9º Prêmio
Fotos do 8º Prêmio Vencedores do 8º Prêmio Vídeos do 8º Prêmio
Fotos do 7º Prêmio Vencedores do 7º Prêmio Vídeos do 7º Prêmio
Fotos do 6º Prêmio Vencedores do 6º Prêmio Vídeos do 6º Prêmio
Fotos do 5º Prêmio Vencedores do 5º Prêmio  
Fotos do 4º Prêmio Vencedores do 4º Prêmio  
Fotos do 3º Prêmio Vencedores do 3º Prêmio  
Fotos do 2º Prêmio Vencedores do 2º Prêmio  
Fotos do 1º Prêmio Vencedores do 1º Prêmio